Notícias

EPP mostra mais um diferencial ao apostar na “cultura maker”

05/04/2019- Fonte: Rúbia Neves

Buscando desenvolver práticas educativas inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, a EPP apresenta referências, ferramentas e metodologias que apoiem a prática pedagógica.

Inspirados no STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), que tem como ideia original unir conhecimentos dessas quatro áreas em torno da construção de algo que resolve  desafios, a EPP provoca práticas pedagógicas que coloquem a experimentação, a personalização e os sujeitos da aprendizagem nos centros dos processos, de forma que os estudantes possam se reconhecer como autores e como propositores de soluções.

A EPP tem trabalhado a “cultura Maker”, vivenciando a pedagogia da transformação, com foco na integração de conhecimentos, equilibrando conteúdos de várias áreas, com atividades interdisciplinares.

Por meio de atividades práticas, a turma fica engajada por ser instigada por um desafio interessante, que não traz respostas que sirvam apenas de teste, mas que dê espaço para sua imaginação trabalhar, e materiais para que eles possam produzir, testar e refazer.

“Normalmente, essas propostas são desempenhadas por alunos que trabalham em grupo, o que é muito positivo, pois esse tipo de trabalho enfatiza as habilidades socioemocionais dos alunos que são incentivados a organizar e desenvolver projetos reais, alguns com temas do cotidiano deles. Essa cultura “maker” tem sido adotada pela EPP com muita frequência e sucesso”, afirma o diretor-geral Leonardo Lorentz Ribeiro.

Manoel Luis Belem, coordenador nacional dos Programas de Aprendizagem STEM, que promovem atividades extracurriculares para estimular o protagonismo dos estudantes, destaca quatro objetivos principais ao implementar uma cultura ‘maker’ nas escolas: aprimorar a desenvoltura, experimentar a construção coletiva do conhecimento, exercitar o empreendedorismo sustentável de uma maneira lúdica e melhorar a relação entre professores, pais e alunos.

Total de Registros: 23

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias