Notícias

Aula de Campo: conhecendo as técnicas de impressão mais utilizadas na atualidade

06/09/2019- Fonte: Rúbia Neves

Para que os alunos ampliem os seus conhecimentos acerca da história da evolução da imprensa por meio da pesquisa, leitura, entrevista, observação e produção textual, após os estudos em sala de aula, as professoras Adriana Neumann e Janaína Amorim propuseram uma aula de campo na Gráfica Modelo.

Considerando a preocupação em aproveitar os espaços, fora da sala de aula, para fazer sentido ao que se ensina, e criar novas experiências no ensinar/aprender, essa aula de campo foi uma oportunidade para que os alunos fizessem suas descobertas e construíssem, na socialização de experiências e na observação e escuta, o seu conhecimento, a sua aprendizagem.

Considerando, também, a importância de se fortalecer o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa e, principalmente, fortalecer a autonomia do aluno, esse trabalho interdisciplinar de História e Língua Portuguesa constitui-se um canal para oferecer-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Ao visitar a Gráfica Modelo e receberem as explicações dos profissionais que ali trabalham, os alunos visualizaram e compreenderam o processo de impressão nos dias atuais e traçaram um paralelo entre a impressão antiga e a do mundo contemporâneo. Além disso, puderam perceber como a impressão gráfica colaborou para modificar a vida da sociedade e tem sido a chave na evolução da cultura.

Durante vários séculos, a técnica de Gutenberg permaneceu praticamente inalterada. Foi só no início do século XX, em 1904, com a técnica da litografia, que o mundo da impressão atingiu seu pico com o desenvolvimento da impressão offset, usada até hoje. Embora a impressão offset não seja muito conveniente para pequenos volumes de impressão, o sistema digital tornou a impressão de baixo volume acessível e revolucionou a indústria de impressão, que já não exige pranchas específicas para cada projeto.

 

 

Total de Registros: 46

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias

Mais notícias