Estrutura EPP

BIBLIOTECA

A Biblioteca Guiomar Sant’anna Murta é de propriedade da Escola Pequeno Príncipe e tem como finalidade disponibilizar mais de 10.000 livros, revistas impressas e digitais, apostilas, enciclopédias, periódicos e material didático aos professores, alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.

O funcionário em atendimento na Biblioteca se encontra em total condição de ajudar a quem necessitar de orientações para localização do material ali disponível.  Os leitores têm livre acesso à Biblioteca.

A Biblioteca da EPP é organizada para integrar-se com a sala de aula e é voltada para o  desenvolvimento do currículo escolar. Funciona como um centro de recursos educativos, integrado ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informação.


AUDITÓRIO

No Auditório da EPP, são realizadas apresentações de artes cênicas, debates, conferências, celebrações da comunidade escolar, eventos musicais e teatrais, seminários, palestras e reuniões de grandes grupos.

Ambiente multifuncional. Possui ar-condicionado, data-show, sonorização. Sua capacidade é de 140 lugares.


LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

O estudo da Biologia, da Física e da Química, por meio de situações práticas, experimentais, é de  significativa importância, pois evidencia habilidades que serão úteis quando utilizadas para a melhoria da qualidade de vida, seja individual ou coletiva.

No Laboratório de Ciências da Natureza da EPP, o aluno investiga, desenvolve destrezas manuais e posiciona-se criticamente diante de diversas situações, sempre orientado pelo professor que intermedeia e provoca a aquisição do conhecimento, permitindo a compreensão dos experimentos em dimensões científicas.

Além do material didático específico, o Laboratório de Ciências da Natureza oferece um amplo suporte pedagógico, que abrange formação didático-instrumental especializada. Assim, o aluno estabelece relações entre fatos e ideias, obtém dados por meio de pesquisa e desenvolve o seu conhecimento científico.


QUADRAS POLIESPORTIVAS

As quadras poliesportivas são parte fundamental de uma escola completa. É um dos locais preferidos pelos estudantes, por isso, nesse espaço da EPP, tudo é pensado para que os alunos possam descobrir e desenvolver suas potencialidades e seus talentos.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos, como Campeonatos e Olimpíadas, é utilizada para realização de feiras, exposições, festividades e outros eventos.


ESPAÇO DE LAZER

O Grupo EPP Educacional possui, em todas as unidades, uma extensa área para circulação dos alunos durante os intervalos, sendo uma parte coberta e outra ao ar livre, favorecendo a socialização entre os alunos das várias séries. Aos menores, não falta-lhes o espaço para as brincadeiras, e os adolescentes têm garantido seu espaço para a roda do diálogo conjunto. O pátio também é utilizado pelos professores para aulas ao ar livre.

Na EPP, há, também, uma área destinada a jogos de mesa, e os alunos desfrutam diariamente desse espaço bem equipado e aconchegante. No pátio ou em outros espaços de lazer, enquanto brincam, jogam e interagem em atividades com música, leitura ou bate-papo, crianças, adolescentes e jovens aprendem a ser cooperativos, socializam, compartilham experiências, convivem com as diferenças, adquirem conhecimentos que vão além dos conteúdos da sala de sala.

No período em que esperam pelos responsáveis para retornarem as suas casas, os alunos aproveitam para exercitar uma ou mais atividades nos espaços de lazer, para aquisição de experiências que proporcionem satisfação pessoal e oportunidades de manter relações significativas.


SALAS DE AULA AMPLAS E CONFORTÁVEIS

O ambiente da sala de aula pode influenciar na aprendizagem. Para proporcionar uma atmosfera favorável à aprendizagem, a EPP investe na estrutura de suas salas de aula.

Assim, oferecemos ambientes modernos e equipados para proporcionar conforto e desempenho a professores e alunos.

Todas as salas possuem sinal wi-fi, climatizadores, carteiras e Datashow.


TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

O uso das tecnologias em sala de aula é considerado um caminho sem volta por especialistas em educação. É importante entender, criar e dar vazão a uma nova escola que vislumbre o currículo como o caminho a ser construído para e pelos aprendizes. Pensando nisso, o Conceito EPP 3.0 foi implantado no Grupo EPP Educacional.

É fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida. Usar tecnologias em sala de aula, em casa e nas ruas faz parte da rotina de muitos estudantes. É necessário oferecer condições para promoção da educação de nosso tempo, que deve estar integrada ao local em que estivermos.

A união das possibilidades com o uso da internet e tecnologias durante as aulas, além da proposta de pesquisa extraclasse, facilita o acesso ao conhecimento amplo. Em sala de aula, a mediação pedagógica torna-se um instrumento para que o aluno desenvolva plena capacidade de usufruir do universo digital, aproveitando o máximo do recurso que lhe é ofertado.

A dinâmica e as potencialidades da interface on-line permitem ao professor superar a prevalência da pedagogia da transmissão. Na interface, ele propõe desdobramentos, arquiteta percursos, cria ocasião de engendramentos, de agenciamentos, de significações. Ao agir assim, estimula cada participante a fazer o mesmo, criando a possibilidade de “co-professorar” o curso com os aprendizes.

Em lugar de guardião da aprendizagem transmitida, o professor propõe a construção do conhecimento, disponibilizando amplos caminhos que se abrem quando elementos são acionados pelos aprendizes. Esse educador garante a possibilidade de significações livres e plurais e, sem perder de vista a coerência com sua opção crítica embutida na proposição, coloca-se aberto a ampliações, a modificações vindas da parte dos aprendizes. Assim, ele educa na cibercultura e constrói cidadania em nosso tempo.